11 de maio de 2010

Ankle Boots


Os dias frios já estão chegando por aí. Além das cores e peças que vão agasalhar a mulherada pelas ruas, um calçado deve dar um toque especial ao look: a ankle boot.
As famosas botinhas de cano curtinho certamente não vão faltar no guarda-roupa de quem está de olho nas últimas tendências.
Publicidade

Além de deixar a silhueta bem mais elegante, este calçado pode ter saltos altos, baixos, finos, meia pata e ainda adereços, como correntes e fivelas.
Para ajudar você a fazer bonito nas ruas e eventos sociais, Andrea Muniz, professora do curso de Personal Stylist da Escola de Moda Sigbol Fashion, dá algumas dicas. "Na próxima estação, abuse dos modelos adornados com tachinhas, amarrações, correntes, fivelas, tipo Oxford ou com o cano virado", declara.
A personal stylist Aninha Pasternack ressalta que as cores mais comuns são "preto, roxo, caramelos, havana e vermelho, ocasionalmente".
Andrea conta que o modelo de ankle boot sem salto funciona bem para o dia, com shortinho, skinny em jeans, legging, t-shirt dress, vestidinhos e meia-calça. "À noite, opte pelos modelos com salto alto, mais sofisticados em camurça ou couro. Funcionam bem com vestidos curtinhos e podem ir às festas", afirma. Aninha faz algumas ressalvas: "A ankle boot é uma peça mais informal. Portanto, evite usá-la no trabalho e em casamentos".
A professora ressalta que calça cenoura e saias combinam muito bem com ankle boot. Ah, e abuse das meias! "Meia-calça na mesma cor da bota - lisa ou texturizada - alonga as pernas e pode ser usada pelas mulheres mais baixas", sugere Andrea. Já as mais altas podem usar meias em tonalidades diferente da bota e até mesmo com meias curtinhas, na mesma cor da bota.
Outra dica é ter cuidado na hora de escolher os acessórios. O estilo de quem coloca uma ankle boot nos pés e os detalhes contidos no sapato é que vão determiná-los. "Botinhas com tachas vão bem com colares de correntes, fazendo uma linha mais rocker", indica a professora. E se você adora adereços bem femininos, como laços, flores e correntinhas com pingentes fofos, prefira as botas Oxford. "Isso porque este modelo de bota é inspirado no guarda-roupa masculino", explica. "Pérolas combinam muito bem com modelos mais femininos de ankle boots".
Mas não pense que este calçado fashion combina com tudo. Vestidos longos, por exemplo, não têm nada a ver com botas. Calças curtas, corsários ou saias de comprimento longuete também não devem compor o look de quem pretende desfilar usando o cobiçado calçado. "Esse modelos achatam a silhueta. Mistura de cores podem causar o mesmo efeito. Dê preferência a calça ou meia-calça na mesma cor da bota. Isso alongará a perna", afirma.
Divulgação/ Biondini
Aninha Pasternack ressalta: "Roupas claras para parte de baixo (calças beges e brancas) e calças com volume também cortam a silhueta".
As mulheres de baixa estatura podem respirar aliviadas: o uso da ankle boot é permitido. Desde que tenha salto alto. "Nesse caso, use minicomprimentos: minissaia, shortinho e vestido curtinho, para que apareça o máximo de perna", indica Andrea. "Outra boa opção é usar com uma calça (legging ou skinny) na mesma cor da bota ou com uma meia-calça na mesma cor".

Já as mulheres que possuem pernas e tornozelos grossos devem evitar as ankle boots. "Esse calçado pode achatar e cortar a silhueta", volta a explicar Andrea. Mas se a vontade de andar na moda for muito maior que as limitações impostas pelas especialistas, a professora sugere: "A opção é usar com calça comprida na mesma cor da bota".

Nenhum comentário:

Postar um comentário